quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O mau uso da Psicologia

 Me canso de ver postagens sobre pesquisas estrangeiras (em sua maioria) afirmando algo sobre o comportamento humano ou sobre a mente, sempre é válido, mas talvez isso ajude a sustentar o pensamento vil que os leigos na área têm da Psicologia. De que forma? 
 Hoje vi na página "Curiosos" no facebook uma imagem com a seguinte afirmação: "Homens que postam muitas selfies têm traços de psicopatas." A princípio pensei em quanto me esforço para encontrar em tantos estudos sobre a mente e sobre o comportamento humano uma afirmação como essa. Depois, pensei que seria um investimento narcísico muito grande, talvez uma característica comum entre psicopatas (desde os mais variados níveis de psicopatia). 
 A informação foi retirada de um estudo publicado na revista Galileu. Claro que objetivo da página não é de averiguar quais informações realmente são corretas ou não (pelo menos pelo que vejo) mas apenas divulgar. O que penso é que as pessoas leigas ao ver notícias como essa passam a generalizar a informação e adicionar isso na lista "assuntos escrotos da psicologia" e fortalecer o estereótipo de "loucos, doidos" que nós estudantes de psi temos.  

 Outra coisa que vem me incomodando há um tempo é sobre como alguns advogados vêm usando os psicólogos da área para defender seus clientes. Já li muitos casos em que o advogado conseguiu convencer de que seu cliente teria um "surto" e assim cometido tal infração, com a ajuda do psicólogo responsável. Talvez o que tenha motivado o cliente a cometer tal crime não fosse nem o tal "surto", mas a visão que muitos advogados têm do psicólogo criminal é "uma carta na manga, alguém qualificado em dizer que o cliente está mal das ideias e não pode responder por tal crime". É triste, pois esse fato pode estar deixando impune criminosos que poderiam sim responder por tais atos. 

 Enfim, ficam minhas triviais palavras sobre o mau ou indevido uso da psicologia. Ainda existem muitas áreas e grupos de pessoas ou instituições que fazem o mesmo, mas estou de férias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário