O que muda na vida de quem pratica?
Caio Pedra
O curso de psicologia, como todos sabem, é da área das ciências humanas, ou seja, refere-se às ciências que têm o homem como objeto de estudo, ou então o seu foco. Entender o homem, sua mente, seu comportamento e seus aspectos culturais e sociais não é tarefa fácil para os estudantes de psicologia e psicólogos, psicanalistas e até os psiquiatras, principalmente quando além de tudo, ainda se depara com diversas abordagens teóricas que explicam à sua maneira cada um desses aspectos. É um curso onde se tem que formar opiniões, quebrar paradigmas, tabus, preconceitos e aprender a respeitar o próximo, se colocar no lugar do outro, ouvir o outro lado da história.
Chega em determinado momento, que você aprende que muitos comportamentos do homem são instintivos, como o comportamento dos animais. Só com essa informação, a sua visão de mundo começa a ganhar um significado e um espaço mais amplo e assim o estudante começa a olhar o outro com mais sensibilidade.
Bem, fora da universidade, fazer psicologia é justamente o que já foi colocado, entender o outro, seu comportamento e buscar quebrar um pouco a rotulação e estereótipos que tentam sem sucesso descrever os traços de personalidade de cada pessoa. Realmente, a sociedade é um âmbito que desenvolve rótulos com base em minorias para descrever um todo, e as vezes nós temos determinada ideia na cabeça que não sabemos nem de onde veio, mas precisamos começar a pensar o porquê que toda menina quando nasce ganha várias bonecas e nenhum carrinho. Mas não é porquê as mulheres eram (pelo menos antes do surto do feminismo) responsáveis pela criação dos filhos, e os homens pelo trabalho para o sustento da família? De qualquer forma sim, mas temos que procurar mudar a criação dos filhos para que o estereótipo das tarefas de menino e de menina seja exterminado, e todas as crianças façam o que sonharem fazer, independente do sexo.
Psicologia do cotidiano é observar tais fenômenos e começar a pensar a respeito, querer incentivar a mudança, a metamorfose. A psicologia é uma ciência relativamente nova, em construção, que precisa de ainda mais pessoas para seu crescimento e desmistificação.
REFERENCIAS: Guia das carreiras. Definição de ciências humanas. Disponível em: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/guia-das-profissoes/ciencias-humanas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário